O Sistema Alerta Rio informa as seguintes probabilidades de ocorrência de escorregamentos (deslizamentos) quando a rede de pluviômetros detecta valores de chuva que ultrapassam limites pré-estabelecidos pelos geólogos da GeoRio.
1) Probabilidade Baixa – Possibilidade de ocorrências de escorregamentos circunstanciais (movimentos de massa não deflagrados diretamente pela ação das chuvas, tendo como agente de maior importância uma circunstância localizada relacionada a efeitos naturais ou antrópicos, como por exemplo, rompimento de tubulações, dilatações térmicas, vibrações, etc).
2) Probabilidade Média – Possibilidade de ocorrências de escorregamentos ocasionais (movimentos de massa deflagrados pelas chuvas, predominantemente em taludes artificiais (corte e/ou aterro), com distribuição pouco expressiva).
3) Probabilidade Alta – Ocorrência de escorregamentos esparsos (movimentos de massa deflagrados pelas chuvas em taludes naturais e artificiais, com moderada a grande distribuição).
4) Probabilidade Muito Alta – Ocorrência de escorregamentos generalizados (movimentos de massa deflagrados pelas chuvas em taludes naturais e artificiais, com distribuição muito grande, especialmente nas vias que cortam os maciços montanhosos).
Divisão por Bacias Hidrográficas
Este tipo de informação pode ser divulgada de forma generalizada para toda a cidade ou para alguma das 4 bacias hidrográficas do município do Rio de Janeiro. Estas áreas são definidas em função das características de drenagem de cada região.
- Bacia da Baía de Guanabara – Engloba as áreas do Centro, Zona Norte, Ilha do Governador e Subúrbios da Central e Leopoldina
- Bacia da Baía de Sepetiba – Zona Oeste do Município
- Bacia de Jacarepaguá – Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e adjacências
- Bacia da Zona Sul – Zona Sul da cidade